2007/01/17

Vinte anos depois, que diferenças?
Aqui há umas poucas semanas, um jornalista da sic escreveu num espaço de opinião online que as claques deviam ser proibidas pela simples razão que... afastam adeptos. É aquele tipo de argumento que não acrescenta nada à discussão, que não tem fundamento que suporte a ideia e muito menos razão objectiva por trás. É de quem não gosta de grupos de apoio porque só olham para o seu lado negativo. É muito fácil não gostar duma coisa quando apenas reparamos no lado mau dessa coisa. É muito fácil não gostar de alguém porque apenas ligámos ao lado mau desse alguém. Tudo tem duas faces e, como em tudo na vida, não há só perfeições, como também não pode ser tudo mau.
Este é, aliás, um argumento que se desmonta com demasiada facilidade e por isso mesmo não dá gozo nenhum rebatê-lo. Cai logo por terra se nos lembrarmos que as claques em Portugal já existem há uma vintena de anos, quando os estádios estavam cheios, os jogos eram ao domingo à tarde e os bilhetes acessíveis. Passados vinte anos, a única coisa que se mantém no futebol são - admirem-se lá um pouco - as claques! Os jogos a horas decentes, nem vê-los. E os bilhetes a preços acessíveis, são cada vez mais uma miragem. Julgo que o afastamento dos adeptos tem muito mais a ver com estas questões do que com os adeptos mais fiéis e apaixonados dos grupos de apoio que, contra tudo e contra todos e embora com algumas contradições e incoerências, são os que ainda fazem honra em estar presentes.
E dei por mim a lembrar-me que, antigamente, os mais velhos não gostavam das claques porque usavam potes de fumo e aquela fumarada toda estorvava a respiração, punha-os a tossir e a mudar de bancada. Ao menos era um argumento cheio de razão. Sem grande argumentação, mas era mesmo assim. E, principalmente, não se inventavam mil e uma razões só porque sim.

6 Comments:

Blogger Pulga said...

Estava a ver que isto tinha morrido...

Mas tens toda a razão, embora haja coisas más nas claques (claro que há), somos os que vão aguentando este futebol moderno e os que fazem com que ainda haja gente nos estádios.

12:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim basta ver o sector dos diabo$ e ver que sao eles que levam gente ao estádio..

6:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anonymous, algumas considerações:

1. Se acompanhas este blog, ja deves ter percebido que nao é sobre os diabos nem qualquer outra claque. É de alguém que fala sobre esse mundo, referindo-se às vezes a uns e a outros, mas principalmente sobre a vivência dele que não é de agora e já teve várias interrupções ao longo do tempo.

2. É excusado esse tipo de comentário que só se compreende pelo facto de haver aí nessa cabecinha qualquer coisa mal resolvida em relação a esse grupo benfiquista.

3. Referes um grupo do SLB que para além de não ser chamado à conversa (como nenhum outro de nenhum clube), é certo que tb não está bem, mas que tem uma história que merece respeito. Usando o teu comentário, podias extrapolar para outros grupos, mas se calhar não compreendes que quantidade não é nem nunca foi sinónimo de qualidade.

4. Não menos importante, arranja uma tag, uma assinatura, qualquer coisa que te identifique. Para além de comentares desta triste forma, a pior coisa que um anónimo pode ter é não passar mesmo de um anónimo.

Abraços.

7:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em 20 anos muita coisa mudou é certo, mas a estupidez das pessoas tem é tendencia a aumentar, por isso é natural que de vez em quando lá haja paí algum boneco que venha falar mal das claques ou porque acordou e lembrou-se ou então porque houve merda com uma claque e o tema anda em voga, logo fica sempre bem vir mandar mais umas postas de "me..." cá pra fora!

Raramente vejo é alguem a falar mal de haver jogos ás 21:30 ou jogos á sexta ou á segunda sem necessidade disso. Já que gostam tanto de estrangeirismos estes senhores jornalistas e gostam mt de falar que lá fora é muito giro e é moderno e o crl, porque é que não falam que lá fora são as transmissoes televisivas a sujeitarem-se aos clubes e não como cá que é os clubes a terem de se sujeitar ao que a MERDA da liga e da MERDA da sportv ditam que mete jogos á hora que bem lhes apetece.
E não falam dos bilhetes com preços altissimos porque? Eu sei que os preços tão dentro da média europeia e nalguns casos até tão mais baixos, MAS não se podem esquecer que os ordenados em Portugal são dos mais baixos da Europa logo a diferença é enorme, mas isso já não interessa ao jornalismo sensacionalista não é verdade, logo é natural que não falem de cenas que não chamam á atenção, agora falar mal desses vandalos, marginais, hooligans, desordeiros ou lá o crl que queiram chamar já é fixe, já chama a atenção do povinho e é isso mesmo que o jornalista quer, atenção!!!

Acho que se tem é que fazer uma vaquinha pa estes jornalistas irem de vez em quando ás "meninas" que é pa ver se têm a devida atenção e assim já não tenham que vir escrever merda sobre as claques pós jornais pa verem se alguem lhes liga alguma!!

Desculpem lá o enorme post mas gosto de dizer tudo o que tenho a dizer!

Abraço ca de baixo.

8:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isso é as mer*** do costume... daqui por trinta anos ha-de ser a mesma coisa. haverá sempre " incultos" na matéria que deitam umas papaias cá para fora.

FORZA S.L.B

Um Abraço do Beco do Mariano

10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a malta tem sempre a culpa, mas uma coisa é certa os grupos tao a dividir-se muito coisa que no passado nao acontecia a força ultra é mto menos hoje, antigamente iamos pá bola pa apoiar se houvesse batalha entravamos hj mts nem pa apoiar aparecem a malta está murcha, deixem de ver mtas caras no sector que antes faziam daquilo a sua casa

1:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home