2006/10/25

Enquanto se assiste ao festival do costume dentro e fora das bancadas - que não as dos grupos de apoio, diga-se de passagem - tão característico dos habituais intervenientes desportivos em Portugal, prefiro olhar para alguns exemplos que vêm de fora. Não tenho paciência para estes dirigentes. Não tenho pachorra para as guerras pessoais, muitas vezes compradas, de verdadeiros hooligans de fato e gravata (seja com nó simples ou de Windsor) que passam impunes como virgens no altar. E não tenho pena que assim seja, pela maioria dos adeptos que adoram e ajudam a comprar estas guerras pessoais. Tenho, sim, pena dos verdadeiros. Dos que só querem saber da bola e do onze contra onze em campo. Dos que renegam esta maneira de estar no futebol, mediatizada por uma comunicação social que a fomenta e apenas se interessa pelo sensacionalismo e especulação. Fazia mesmo falta um O Independente neste meio podre sem valores.

É impressionante que nos dias que antecederam um clássico entre lagartos e tripeiros, o alvo principal tenha sido o Benfica. Entre eles, ninguém ouviu ou leu nada. Mas connosco, tudo se passa. É impressionante como se inaugura uma casa do fêcêpê em Setúbal e fala-se do plantel do Benfica e das suas contas. É impressionante - e tradição, já agora - como num clássico entre verdes e azuis se entoa um cântico anti-Benfica por todos os grupos de apoio aparentemente rivais presentes no estádio. É impressionante como se consegue prejudicar o Benfica, expulsando um jogador fundamental na manobra da equipa, em vésperas de visitarmos o Dragão e sem que ele tenha cometido sequer uma falta.
Mas também é impressionante como se pode chegar ao ponto de se esquecer de pedir os bilhetes para o jogo contra o fêcêpê no estádio deles. É impressionante como se compra uma guerra sob a égide de um símbolo mas que apenas tem interesses pessoais. Ninguém me convence que isto não foi premeditado porque para um jogo destes não se espera que o prazo comece a contar para pedir os bilhetes a que temos direito. Pede-se logo e não se fala mais no assunto. E, mais uma vez, quem sai prejudicado são os verdadeiros. Os que querem estar presentes para verem o seu clube de sempre. E eles não pedem nada em troca, nunca pedem. Apenas querem lá estar com o Benfica. Depois, vemos dirigentes que nem se dignam a ir ao estádio adversário, deixando a equipa e aqueles que conseguirão apoiar o clube entregues à sorte alheia. Digam o que disserem, este símbolo merecia muito mais que isto.
Quanto aos exemplos que vêm de fora, não é preciso ir muito longe. Vi num fórum de adeptos do Celtic que têm planos para fazer um pano com a camisola do Benfica para mostrá-la no Estádio da Luz aquando do próximo jogo para a champions. Se até aqui a coisa já merece algum respeito - não acredito que pudessem fazer alguma provocação com o pano - o que dizer do facto da camisola ter o número 29, o nome Miklos Feher e a mítica inscrição traduzida para português - embora literalmente à letra - Nunca Andarás Sozinho? Seria, quase de certeza, a maior homenagem que já teria assistido por parte de adeptos estrangeiros em plena Luz. Espero sinceramente que isso se concretize e que consigam mesmo fazê-lo, pois iriam merecer o meu maior respeito e admiração. Meu e do estádio inteiro. É curioso como num espaço de menos de um ano, os celtics se juntam aos liverdpulians no meu imaginário real dos melhores adeptos de futebol. Seja no apoio que prestam à sua equipa na bancada - coincidência serem os dois que historicamente pegam no YNWA - como no respeito que fazem por merecer pelas atitudes e maneiras de estar fora delas. Adeptos assim há poucos. Dirigentes, nenhuns. Ainda há dúvidas de quem é o futebol?

4 Comments:

Blogger S.L.B. said...

Se essa homenagem for para a frente será um dos melhores momentos a que assisti num estádio de futebol.

Esta história dos bilhetes está muito mal contada. Mas enquanto a mesma gentalha andar a passear-se impune pelos estádios e em cargos com influência, as coisas não irão melhorar. Ou então se mudarem, não será de uma forma pacífica...

11:37 da manhã  
Blogger Pulga said...

Se o que contas dos adeptos do Celtic vier a acontecer será um momento realmente de outro mundo.

Em relação aos bilhetes e toda a trampa que anda a envolver este jogo, só tenho uma coisa a dizer: com ou sem bilhete, lá estarei! ;)

1:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens pelo texto. Consegue-se sentir pelo teu texto aquilo que muitos como tu sofrem durante toda a semana. Toda a semana, quase todo o mes a pensar num so dia e no fim nao o poder concretizar! E nós nem pedimos muito...apenas apoiar o nosso benfica!!
Apesar de pertenceres à outra ponta da luz os maiores parabens por este texto! Abraço! PS: Amanha tudo a luz votar!

8:11 da tarde  
Blogger GR1904 said...

Há um problema qualquer que não deixa meter a totalidade do link. Depois da parte /badgebhoy/ acrescenta-se isto: miklosshirt9eq1.jpg

A tradução não será literalmente à letra, como inicialmente, mas sim a mais correcta ("Nunca Caminharás Sozinho"). E o pano vai ter 64 metros quadrados...

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home