2006/08/07

"Lealdade não é o que tu fazes pelos teus, mas sim o que tu deixas de fazer por eles"
Esta é, sem dúvida, a melhor definição do verdadeiro significado de se ser leal. Já não sei quem a disse nem onde a li, mas é daquelas frases curtas que me ficaram imediatamente na cabeça sem esforço algum. Lealdade tem a ver com muita coisa na vida. Tem a ver com os amigos, principalmente aqueles que sabemos que nos acompanham desde sempre. Com a família - os teus - porque sempre estiveram do nosso lado. Tem a ver, também, com o clube de cada um de nós e é aqui que este significado toma especial relevância e faz ainda mais sentido. Ser leal não é só dizer que se é Benfica até morrer. Isso é só o começo. É estar completamente lixado com a equipa, os jogadores e treinador, e mesmo assim estar ao seu lado com a esperança que um momento mau seja passageiro. Como se dependesse de nós, adeptos, mais do que deles, sair do inferno e voltar aos céus. Ser leal não é estar lá nos momentos bons, isso nem sequer é compatível com o conceito de paixão que o futebol envolve e muito menos significa que se deixa de fazer qualquer coisa para estar presente, pois é muito fácil prescindir quando as coisas correm de feição. Ser leal é precisamente o contrário. É estar lá nos momentos maus, sentir o mesmo orgulho que sentimos quando ganhamos um campeonato, ou mais ainda, pela raiva que nos assola ao percebermos que os que estão presentes nessas alturas, são os resistentes e os que encarnam o verdadeiro sentido passional do futebol. E é aqui que faz sentido deixar de fazer qualquer outra coisa pelo nosso clube. É aqui que mostramos que prescindimos pelo nosso símbolo, que não deixamos de estar por ele mesmo. O futebol é um mundo cada vez mais estragado, poluto e drescrente. Mas o futebol ainda tem adeptos e, por isso mesmo, tem o condão de nunca virarmos costas às nossas camisolas, por mais descrentes que possamos estar. Nem que seja ao dizermos que somos Benfica.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa definição de lealdade, e sinceramente muito acertada no que toca á presença dos adeptos nos bons e maus momentos, porque quando se ganha e se anda bem, tá la tudo batido com um orgulho do caraças, agora quando a equipa não ganha nada e anda nas couves, só la andam a gripar a garganta os do costume, os ditos Fiéis como tu bem definiste no teu post.
E concordo contigo quando referes que ainda existem adeptos leais e fiéis neste futebol cada vez mais merdoso e v€ndido, contudo acho que com o tempo iremos ficar tambem em vias de extinção, mas espero bem tar enganado...

Abraço cá de baixo.

1:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No final de tudo, a vida não é mais do que um somatório de pessoas que nos foram leais e de experiências que nos acompanharam. E é como dizes, o futebol é uma súmula do melhor e do pior que encontramos na sociedade. A lealdade é uma das partes.

7:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! »

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

necessario verificar:)

6:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home