De repente o grande Sérgio pega no microfone e começa a cantar o mítico SLB FDP SLB. Grande demonstração de raça, amor à camisola, empenho e compromisso para com a instituição que lhe paga. Escusado será dizer que o cântico pegou imediatamente em todo estádio.
Não resisti. As linhas anteriores não são mais do que uma transcrição de um post dum blog tripeiro que, lá para o meio, fala sobre a vitória do fêcêpê na taça de Portugal em basquetebol. Parece que, poucas horas depois de terem ganho ao Benfica, os jogadores apareceram no intervalo do dragão e um deles resolveu mostrar o seu ímpeto anti-benfiquista. O que se passou nesse momento, foi mais uma prova cabal da grandeza do SLB.
Triste sina a de um clube que teima em proclamar contra o seu maior rival, fazendo disso um hino por todo o estádio. Ainda está para chegar o dia em que hão-de perceber que, para se ser verdadeiramente grande, não chega ganhar, ganhar e ganhar. Basta que, depois disso, glorifiquem as suas côres por si só e sintam o orgulho que eu sinto quando, quer ganhe ou perca, só penso no E Pluribus Unum.
Para aquelas bandas, a demonstração de raça e amor à camisola não é em função do que dão ao seu próprio clube, mas sim, e antes de tudo o mais, do que dão contra o Benfica. O resto é quase secundário.
9 Comments:
É como se diz, em Portugal só há dois tipos de adeptos: os benfiquistas e os anti-benfiquistas.
Querem mais provas?!
Pois , desta malta já nada nos surpreende.É de facto uma maneira de estar no desporto que cada vez tem menos simpatias
Bem, eu disto posso falar sem problemas porque sempre fui uma das vozes mais críticas destas atitudes.
Em 1º lugar e começando logo por descascar nos meus, achei ridículo, tal como acho sempre que presencio este tipo de manifestações. E infelizmente já vi muitas.
Tal como vocês dizem e eu não tenho vergonha de concordar, é assim que vos engrandecemos. Mas infelizmente ainda há quem não consiga atingir isto. Embora, e tenho muito orgulho em dizê-lo, no Dragão se esteja a combater isto. Já é habitual ouvirem-se assobios quando do nada surge um slb FDP slb. É a loucura!
Mas também temos que ver que o anti-benfiquismo não é um pré-requisito para se ser portista. É nisto que vocês pecam na vossa análise. 1º está o Porto e depois pode eventualmente estar o ódio a um clube, seja ele qual for. E é assim aqui como é em qualquer lado onde haja uma rivalidade especial (vai dizer a um adepto da Roma que está a engrandecer a lazio quando os insulta que ele mostra-se muito preocupado com isso...).
Para mim, nem sequer isso é, porque para mim tudo o que não é do Porto é a mesma merda.
Além disto, vocês aí em baixo não se apercebem, mas benfiquista do Norte que se preze também é assim com o Porto. A mim não me aquece nem me arrefece, porque acho normal. Eles estão cá em cima e aturam-nos quando ganhamos. Vocês estão em todo o lado e nós aturamos 6 milhões quando vocês ganham.
Situações destas são condenáveis, mas o futebol é isto. Escusam de se vangloriar.
Por muito que digas que para vocês o porto está em primeiro lugar e depois vem o ódio, sabes bem que não é bem assim. Já perdi a conta à quantidade de vezes que festejam golos no dragum e afins e em vez de se ouvir canticos de incentivo ao vosso clube, se ouve "SLB fdp SLB".
E essas atitudes não são só dos portistas. Simplesmente os teus o demonstram mais. A lagartagem também canta coisas contra nós em jogos que nada temos a ver.
Catarina, eu tenho alguma dificuldade em perceber como é que uma grande parte dos adeptos do fêcêpê se dispõem a cantar contra o Benfica em jogos onde vocês nem estão a jogar contra nós. É que à luz das rivalidades entre o fêcêpê e o Benfica, compreende-se e até faz parte do sal do futebol, haver estas picardias. Mas em jogos onde o Benfica não é o adversário do fêcêpê, e tendo em conta que isto é uma constante (e muitas vezes isso acontece qd vcs marcam um golo), parece-me claro que pensam demasiadamente em 1º lugar no Benfica e depois... em vcs. Mas numa coisa estou de acordo ctg: acho ridiculo este tipo de situações. A diferença é que isso nao acontece na Luz.
Pá, eu não vou estar a discutir aqui quem ama ou quem odeia mais, porque eu só sei o que sinto, os outros que falem por si.
Já disse que vocês têm razão em achar isto estúpido (tipo, eu já vi o Porto a marcar golos decisivos na Europa e logo a seguir cantarem slb FDP slb... Isto já não é só uma picardia, é estupidez pura) mas só acho que vocês exageram no egocentrismo que isto vos provoca.
Catarina: tu até tens um discurso coerente, não percebo como podes ser daquele clube... :-) Agora mais a sério, se a maioria dos adeptos fosse como tu estaria tudo bem, mas bem sabes que não é assim. O problema é que o exemplo da vossa mesquinhez e mau carácter vem de cima (algum responsável condenou o que se passou em Maio passado na Av. dos Aliados? Pois...) e enquanto assim for não haverá nada que eu mais ODEIE que o teu clube. Porque precisamente representa todos os valores abomináveis do desporto.
Off-topic: espero que possas comparecer, GR1904. http://nao-se-mencione-o-excremento.blogspot.com/2006/03/iii-jantar-de-bloguiquistas.html. Abraço.
Discursos bonitos os vossos. E sim, é uma atitude condenável o insultarem o slb em cada oportunidade, eu atrevo-me até a dizer, que chega a ser embaraçosa em certas ocasiões. Mas digam-me, sres benfiquistas, nunca ouviram benfiquistas insultarem o FCP? e tomaram alguma atitude? Não há anti-fcps ai pa Lisboa? não é isso que eu vejo qnd vou ai. Existem diferentes maneiras de demosntrar sentimentos e paixões e se calhar umas são menos correctas que outras
Enviar um comentário
<< Home