2006/03/13

Walk on with hope in your heart, Liverpool...
Tudo começou em finais de Dezembro quando, pouco depois de se saber que seria o Liverpool, reservou-se a viagem por uma das lowcost que andam aí na berra. Da minha parte, não precisei de esperar pelo resultado da 1ª mão na Luz. Eu queria mesmo era ir a Anfield, fosse qual fosse o resultado, por várias razões. Porque desde que me conheço sempre admirei o Liverpool muito por culpa dos seus adeptos que fazem um ambiente verdadeiramente único naquele recinto. Porque cresci com o Liverpool a ser um dos grandes lá fora na Europa. Porque falar em futebol inglês era, acima de tudo, falar no Liverpool, em Anfield Road e... no Kop. E é aqui que queria chegar, a esta mítica bancada.
O estádio em si, é um daqueles tipicamente britânicos, com as bancadas em cima do relvado e não muito altas. Não é grande, leva apenas 45 mil supporters. Mas acreditem que é o suficiente para tornar Anfield num autêntico paraíso de apoio. Podia dizer inferno, mas um inferno pressupõe algum caos e descoordenação nos cânticos e onde tudo vale para destabilizar o adversário com assobios violentíssimos e palavras de ordem da praxe. Ali não há nada disso. Há apenas um sentido. O de apoiar o Liverpool, seja qual for o resultado e o futebol da equipa. Ali só há gargantas para cantar, em unísono, os cânticos da casa. Conseguem uma sincronização de tal ordem que se torna perfeitamente perceptível a letra do cântico. Uma serenata ao vivo, é o que os liverdpulians fazem em Anfield.
O Kop tem tudo o que esperávamos e muito mais.
Este muito mais é impossível de se aperceber e sentir numa transmissão televisiva e dificilmente hei-de ver em mais alguma parte do mundo.
Este muito mais começa na imponência daquela bancada cheia de bandeiras e cachecóis vermelhos e brancos que se vai compondo à medida que se aproxima o início do jogo.
Este muito mais continua quando começam a cantar o You'll Never Walk Alone quando o Liverpool entra em campo. E aqui, não há nenhum adepto do Benfica que não tenha ficado arrepiado com esse momento. Alguns ainda tentaram entoar um Benfica, Benfica! mas, cá para mim e com todo o desplante que me é permitido, só revela falta de respeito por um momento épico como aquele em pleno Anfield Road. Ali, naquele preciso momento, só dava YNWA e o resto não interessava mesmo, era para esquecer. Acho que foram os primeiros segundos da minha vida em que não quis saber do Benfica para nada... Naquele momento, senti-me pequeno, verdadeiramente pequeno, mas ao mesmo tempo um privilegiado por presenciar ao vivo o que sempre quis experimentar desde que comecei a entender a importância do Kop.
Este muito mais passa, obrigatoriamente, pelo golo do Simão na baliza do Kop. E nós que estavamos atrás da outra baliza, tivemos uma visão mágica da jogada e do arco que a bola desenhou antes de se fazer ao golo. Depois, bem... depois foi a explosão em Anfield. Foi parar no tempo e não acreditar no que estava a acontecer. Foi o caos total no nosso sector. Foi gritar mais alto que os ingleses como que a dizer-lhes que eles têm o paraíso mas nós tinhamos ali o inferno connosco. Foi ignorar o steward que tantas vezes me chateou para não estar em cima da cadeira e saltar para cima dos meus. Mas depois foi também uma sensação de dejá-vu. Lembrei-me de San Siro, contra o Inter. Não é que seja um estádio comparável a Anfield Road pela sua atmosfera, nada disso. Mas também foi assim que começamos, a ganhar e depois foi o que foi. Acalmei-me. Não queria fazer a festa tão cedo, muito menos com uns ingleses completamente fanáticos no apoio à sua equipa, de tal modo que me faziam sentir que se marcassem um golo, era uma questão de tempo até resolverem o jogo a seu favor. E lá começaram eles outra serenata. Nunca vi nada igual, mas o mais espantoso ainda estava para vir.
Este muito mais também inclui o golo do Miccoli, desta vez na baliza onde nós estavamos. Como se não bastasse um golo, os nossos jogadores lembraram-se de nos presentear com outro, mas agora junto de nós, mesmo junto de nós. Dois golos em Anfield contra o campeão europeu altamente apoiado como nunca tinha visto na vida por um Kop verdadeiramente mítico. No mínimo, é de chorar por mais. E então, o impensável acontece. A perder por dois golos, a bola vai ao centro do relvado e começa o maior festival que já vi em toda a minha vida. Não havia um único inglês calado. Todos cantavam o hino, aquele hino que não me sai da cabeça. E chega a parte em que cantam Walk on walk on, with hope in your heart and you'll never walk alone... you'll never walk alone! como se estivessem a ganhar... Fala-se tanto em mentalidade e tivemos ali mesmo ao vivo uma lição impossível de esquecer. Onde mais isto podia acontecer senão em Anfield?
E este muito mais acaba na classe e desportivismo que os liverdpulians demonstraram no final do jogo, quando aplaudiram não só os jogadores do Benfica que desacelararam o passo quando iam para os balneários, como também os próprios adeptos benfiquistas à medida que os supporters ingleses iam abandonando a bancada. Alguns chegaram a mandar bandeiras e cachecóis para o nosso sector sem nada em troca, como prova de consideração pelo apoio que demos ao Benfica. Alguns de nós começaram a cantar a versão Liverpool que eles puxam em Anfield e vejo uma rapariga inglesa a chorar. Todos os outros batem-nos palmas. Amava que fosse sempre assim. Mas ao mesmo tempo também gosto que seja apenas uma vez na vida que isto acontece. Porque se há imagens que ficam gravadas para sempre, esta é mesmo uma delas.
Mais tarde, chego ao aeroporto e na zona de espera chega-se ao pé de mim um liverdpulian que sem mais nem menos me deu os parabéns pelo jogo e confidenciou-me que os adeptos do SLB tinham sido, na sua opinião, dos melhores que já passaram por Anfield.

- Why do you think so?, perguntei-lhe

- That's incredible you never stop singing for Benfica even know your players didn't hear because we're always outsinging you. But when we shut up for a while all the stadium could hear you shouting. Besides we always saw movement in your stand. Very good and be sure most of Liverpool supporters think the same.

Durante o jogo não fiquei com essa sensação, apesar de ter recebido sms a dizer que se ouviam os benfiquistas na televisão. Mas no final, depois de toda aquela demonstração de respeito pelos liverdpulians em pleno Anfield, fiquei com a impressão que tinhamos estado bem. O nosso apoio foi elogiado pelos melhores adeptos do mundo... Fui-me embora ainda mais orgulhoso que nunca. Chego a casa, impossível estar ainda refeito de tudo o que vivi e senti nessa noite, e não sou capaz de evitar dar um salto ao Red and White Kop. Fico longos minutos a ler e a reler o que os ingleses acharam do jogo, do Benfica e dos benfiquistas e não consigo evitar alguma emoção. Nunca nenhuns adeptos me tocaram tanto como os do Liverpool. E faço uma promessa: até final da época, sempre que levar cachecol, será do Liverpool. É impossível ficar indiferente a tanto respeito e admiração que eles demonstraram por nós.
E deixo aqui algumas transcrições do fórum deles, entre tantas que não parei de ler.
- Your fans at Luz and at Anfield were superb.
- Take care against Barcelona, Glorioso SLB! I'll support Benfica through the final!
- It was good to see their players appreciating the standing ovation at the end and their fans likewise with nice renditions of "Liverpool" and "YNWA" from them. Shame we couldn't get an end to end "Benfiiiiiiiiiiiica" going like in the Luz. Class support from both sides.
- Was nice that Benfica supporters joined in with "YNWA" and after the second goal went in I just stood up and applauded, and stayed till all the Benfica lads went off to show my respect to them.
- Well done Benfica... applause for your team and your fans. Great club with history, I hope you can go further to delight your fans.
- We applauded both teams and the supporters of the pitch and stadium. THAT is support - magnificent in glory, but gracious in defeat.
Muito mais coisas havia para contar. Coisas que de tão sentidas ficam cá dentro como tesouros que, cada um à sua maneira, vai partilhando à medida que nos lembramos. Dois clubes com História. Um Kop de mentalidade absolutamente divinal. E um pequeno Inferno da Luz em pleno Anfield que, duvido, alguma vez mais na vida se irá repetir. Se há momentos eternos, este é um dos que vai morrer comigo.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Onde poderia isto acontecer senão em Anfield Road, casa do meu 2ºClube, Liverpool e daquela mítica bancada de nome KOP.

É outra realidade, onde é que já se viu uns adeptos a perder por 0-2 e a ver a sua equipa a dizer adeus á mais prestigiante competição europeia, ainda por cima a defender o próprio titulo, e a cantar daquela maneira os minutos finais? A aplaudir a equipa adversária que tinha acabado de os eliminar, mas acima de tudo a aplaudir os adeptos adversários?? Onde é que isto já se viu?? Só mesmo em Anfield Road com aqueles excelentes adeptos dessa grande equipa de nome Liverpool FC.

Abraço do outro lado.

P.S: Quero um limpo...!

11:56 da tarde  
Blogger Pulga said...

Para quem há tanto sonhava com aquele estádio, melhor recordação não poderia ter.

Apesar de não ter ido acredita que também eu fiquei com maior respeito aos bifes. Afinal trataram os meus de uma maneira única.

Agora vamos acreditar que a final é já a seguir :P

12:36 da manhã  
Blogger S.L.B. said...

Que inveja! Gostaria imenso de também ter ido. Fossem os adeptos portugueses como os do Liverpool, nomeadamente a apoiar SEMPRE a equipa, e o futebol seria um espectáculo fantástico todas as semanas.

1:35 da manhã  
Blogger GR1904 said...

E eis que quando pensamos que o Benfica já nos mostrou toda a sua grandeza, há sempre mais qualquer coisa que nos faz sentir que é maior do que pensávamos. Disse-o em San Siro. Depois em Old Trafford. Mas Anfield é inigualável.

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Brilhante!

8:49 da tarde  
Blogger Manuel Neves said...

Invejo-vos, admito.
As imagens são arrepiantes, o resultado é para contar a toda a gente... Foi uma noite à Benfica.
Grande texto, senhor do Liverpool =)

Abraços!

6:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só tenho uma coisa a acrescentar, RH, NCB, BR, Boneco, obrigado por tudo o que´pássamos juntos, foi mítico e único, excepto o episódio do elevador...

9:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home