2006/03/01

You'll never walk alone, Benfica...
- Então, o que achaste do ambiente na Luz?
- Muito bom. E olha que não é frequente eu dizer isto...
Sabem porque não é frequente dizer isto? Porque quem o disse, faz parte de um dos grupos do fêcêpê e todos sabemos que a rivalidade e o orgulho muitas vezes nos faz esconder coisas óbvias. E uma delas é que a nova Catedral começa a recuperar aquele ambiente tão característico e próprio do antigo estádio da Luz nas grandes noites de futebol - europeias, de clássico ou de derby.
Não estive presente na Luz contra os tripeiros por razões de força maior - isto também não é só bola, há outras coisas que tantas vezes deixamos para segundo plano quando são das mais importantes que temos na vida. Tive o azar de ser em altura de clássico, mas a grande verdade é que dentro de exactamente uma semana começa a segunda parte duma odisseia que pode ficar na história recente do Benfica e, diga-se de passagem, na minha também. E é nessa odisseia que penso há já muito tempo. A primeira parte correu bastante bem, numa terça-feira que personificou mais uma vez esta época, o regresso às noites europeias e ao Inferno da Luz. É engraçado ver que os ingleses não se dão nada bem com este estádio: a selecção encarregou-se de despachar os ingleses no Euro2004 com um golo do benfiquíssimo Rui Costa e o Benfica despachou o Man Utd das competições europeias e encostou o Liverpool a uma posição desconfortável para um campeão europeu. E enquanto os liverdpulians mostram uma faixa a dizer 'Sucess may be a journey but it´s our destination', apetece-me responder com um simples 'Welcome to hell... this is Luz!'
Quando o Man Utd jogou na Luz, Alex Ferguson falou do ambiente do estádio e comparou-o a Anfield Road, o recinto de um dos seus maiores rivais ingleses. Sinal de respeito e de constatação que o Kop é uma referência com contornos míticos. Mal sabíamos nós, nessa altura, que pouco tempo depois iríamos jogar contra os donos desse estádio. Quando o Man Utd jogou na Luz, deixei neste espaço algumas opiniões dos seus supporters em relação aos adeptos do Benfica no estádio da Luz. Agora, não podia ignorar alguns comentários que os adeptos do Liverpool deixaram no seu próprio fórum, horas depois de terem vindo à Luz ver a sua equipa perder.
- I was mightly impressed with the stadium, which was loud when the Benfica fans got going.

- Heard a lot about their stadium being loud and noisy, how does the noise compare with anfield?


- When they got a corner the noise was as loud as a goal at anfield.

- They were booing us whenever we sung and they really did sound loud.

-
They're lot could make a load of noise, particularly after a goal.

-
Their fans were brilliant on and off the pitch with us. I wont be at the return leg but anyone who is I hope they show the same friendliness to Benfica fans as they shown to us, regardless of the outcome of the tie. For me to say something like that, they must have been pretty sound!
E termino com algo que gostava que todos os que andam por este mundo, ultras ou não, tivessem assistido uns bons minutos depois do jogo ter acabado e com o estádio da Luz praticamente vazio. Quem esteve presente nesses instantes teve uma lição prática e ao vivo do que é mentalidade. Uma lição que não veio da pátria do tifo, mas de um país cujos adeptos me habituei a admirar desde que vejo futebol, precisamente pela sua persistência nos cânticos. Parecia que o jogo estava a decorrer e nem parecia que tinham perdido. Quatro mil adeptos do Liverpool, no piso 3 do estádio da Luz, não paravam de cantar pela sua equipa que, minutos antes, tinha morrido na praia com um golo do Benfica. Acho que nunca estive tanto tempo a olhar lá para cima. E acho que nunca, como naquele momento, quis tanto ir lá para cima. No meio disto tudo houve um cântico que, pela primeira vez na minha vida, tive o privilégio de ouvir num estádio ao vivo: You'll never walk alone. Nem preciso dizer mais nada...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hum, I'm FCP but I'm honest. Não te disse nada k já nao te tivessem dito, além disso, e pa meu pesar, o benfica mereceu a puta da vitória. Vamos ver como se sai na champions.

8:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O pior de tudo é que o Inferno só acontece quando as pessoas se lembram, devia ser sempre e não só quando o Benfica tá a ganhar e a clubes grandes, devia ser assim com todos, quer fosse um Liverpool, quer fosse uma Academica(sem querer menosprezar a Academica claro), porque assim sim o nosso estádio seria temido e de certeza que muitas equipas não iam entrar naquele relvado a pensar que aquilo era tudo deles.
A ver vamos como corre em Anfield...

Abraço do outro lado

9:18 da tarde  
Blogger Bakero said...

Se acabarmos por nada vencer esta época (cruzes, canhoto!!), fica-nos a alegria de saber que o Inferno da Luz regressou e que as famosas noites Europeias voltaram à Luz. E que este estádio cada vez mais honra o antigo!

Ps: De que forum tiraste esses comentários?

12:07 da tarde  
Blogger GR1904 said...

Deste site, que é uma espécie de portal para os adeptos do Liverpool: www.redandwhitekop.com

E lá dentro tem um link directo para o fórum.

12:45 da tarde  
Blogger Bakero said...

Sim, tens razão! A supertaça já cá canta...mas como dizia o outro, "queremos mais, queremos mais, queremos mais!" :-)

Já agora, também me arrepiei quando eles esticaram os cachecóis e cantaram o "You'll Never Walk Alone"!

4:05 da tarde  
Blogger Manuel Neves said...

Óptimo post.
O problema deste Benfica é como o Estádio da Luz: bipolaridade. A peredr no derby não houve o Inferno que houve contra o Man Utd. E com aquele rsultado se calhar era mais útil...

"You`ll never walk alone, Benfica" , grande título :)

5:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom post amigo...

Força para liverpool...
Estou confiante!!

Um abraço

Beco do Mariano...

12:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se duvida impressionante...eu ia no Colombo e ainda ouvia aqueles malucos...pra mim sempre foram os maiores...antes da era do futebol moderno tão bem descrito no diariodeumultra,lembro me quando um dos unicos jogos televisionados era a final da FA CUP e lembro me que o meu fascinio pelos canticos ingleses era tanto que eu nem ouvia os comentários dos jornalistas...e pra mim foi inesquecivel o ambiente na Luz no Portugal-Inglaterra...35 mil ingleses e 30 mil portugueses todos misturados num ambiente de festa em que dava prazer ouvir aqueles canticos interminavais dos quais destaco o "GREAT BRITANIA"

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

obrigado em antes de mais nada pelo incentivo espero que o meu projecto seja mesmo fiavel pois contactei mts grupos nacionais e como viste ate agora so um sd respondeu. agradeço a tua colaboraçao..
abraços miguel
www.historiasdeultras.blogspot.com

5:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home