2007/04/02

Recentemente, adeptos de equipas europeias ficaram no piso 3 da Luz, em muito maior número e sem medidas de segurança a fazer lembrar a faixa de Gaza. Liverpool, Man Utd, Celtic, Barcelona e PSG. Cantaram e alguns até abriram tochas. Mas ninguém viu problemas.
No domingo, adeptos do fêcêpê ficaram no piso 3 da Luz rodeados de polícia, stewards e mangas de plástico a limitar esse sector. Cantaram, mas só quando estavam a ganhar. Devem ter sido os únicos momentos em que viram alguma coisa do jogo. Porque o resto do tempo, passaram-no a lançar petardos, cadeiras e outros que mais. Gostam de problemas. Têm mesmo prazer em arranjá-los. É para isto que um gajo vai à bola?
Ao contrário da maioria, eu concordei com a localização dos tripeiros lá em cima. No fundo, foram tratados ao nível dos grandes liverdpulians e dos celtics. Sintam-se, por isso, sortudos. Simplesmente não souberam estar à altura destes. Aceito o argumento que era uma localização problemática, ficarem no piso 3, mas o cerne de toda a questão é apenas e só o comportamento de certos adeptos. Porque ninguém me convence que se ficassem no piso 0, não haveria petardos nem cadeiras a voar. Tanto havia que já houve o ano passado. Ou o comportamento desses adeptos varia consoante o local do estádio onde ficam? Poupem-me.
Por isto tudo, acho que os dirigentes do Benfica têm toda a legitimidade do mundo, da próxima vez que houver clássico na Luz, em não ceder um bilhete. E não me venham com o mais do que gasto "sem adeptos rivais clássico não é clássico". Até pode ser verdade. Mas tem de ser enquadrado dentro de um comportamento que não roce a violência. Com cânticos de incentivo. Eventualmente com tochas e fumarada. Mas nunca com o intuito de ferir adeptos deliberadamente só porque são de um clube diferente. E foi isso que eles fizeram, cobardemente.
Há uma lei, tantas vezes apelidada de repressiva para os adeptos, mas que praticamente nunca foi aplicada. A lei 16/2004 devia mesmo servir para estes casos. Há câmaras por todo o estádio e a maioria, como não é de admirar, está direcionada para os grupos de apoio. Só não identificam os responsáveis se não quiserem. É assim que há centenas de difidati em Itália e França, por exemplo. Por mandar umas caralhadas no célebre jogo dos 3-3 da Taça de Portugal contra os lagartos, não vi metade do jogo e fiquei cadastrado. Há quem mande petardos e cadeiras, apareça na tv, e o máximo que lhes acontece é terem de mostrar o BI. E por falar em lagartos, nesse mesmo jogo, havia muitos adeptos de grupos ultras do sportém no piso 3. Alguém deu conta de problemas destes?
A rivalidade é o sal do futebol, estou farto de dizer isto. Haver discussões e picardias, é normal, mas dentro do limite do bom senso. E, por essa via, há algumas formas inteligentes de mostrar o nosso fervor clubístico e nenhuma delas passa pela violência. Seja de quem for.
No meio disto tudo, a entrada em campo das equipas com o estádio todo coberto de cartolinas ao som do Ser Benfiquista foi qualquer coisa do outro mundo. É um hino brutal, havia ali qualquer coisa no ar e naquele ambiente.

5 Comments:

Blogger S.L.B. said...

Não concordei com a localização no piso 3, porque estes animais nunca poderiam ser comparados a adeptos de clubes decentes. No passado pode ter havido cadeiras e petardos, mas estando as bestas no piso 0, meu caro GR1904, eles caíram no relvado e não numa bancada onde estavam adeptos com crianças. E isso é diferente.

É claro que NUNCA mais deveríamos enviar bilhetes enquanto aquele ser execrável, que os instiga e protege, fosse presidente daquele clube. Animais é no zoo.

4:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

è escusado tecer mais comentários sobre o comportamento e atitudes dos membros dos super...
O incrível é ver a discussão que se levantou em torno disto e o SLB ser o principal culpado!!?!?
Enfim, neste país já estamos habituados a estas merd*s...
FORÇA SLB

Beco do Mariano Cru

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

" a vossa mentalidade é como o vosso minuto de silêncio - uma vergonha "

Faixa mostrada no domingo pelos diabos que diz tudo....

Um Abraço do Beco

11:07 da tarde  
Blogger I. said...

Como bem referiste, a localização pouco importa. Ficaram no piso 3, atiraram os petardos pra baixo. Se ficassem no piso 0 teriam-no feito para o lado... A faixa dos Diabos diz realmente tudo!
Não sei se a solução passa pela não cedência de bilhetes, mas penso que alguma coisa deve ser feita.

A entrada em campo das equipas e tudo o que a acompanhou foi...mágica :-) baci G.

12:01 da manhã  
Blogger Unknown said...

uma noite mágica, nunca pode ter visitantes daqueles...
Por mim, no futuro, que se pague a multa!!!

11:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home