2006/07/06

Once again...
No final do jogo contra os franceses, percebi como os ingleses se sentem em relação a nós, portugueses. Definitivamente, encontrámos a nossa besta. Já cansa ser sempre contra os mesmos e sempre nas meias-finais. Mas isto tem o seu lado positivo: significa que estamos presentes, desde há uma série de anos atrás, nas grandes competições entre países. E, do lado dos adeptos, vejo que o velho hábito de levar material alusivo aos clubes grandes para jogos de Portugal se perdeu completamente. Temos mais força quando, por trás de várias côres, nos unimos por uma só.
Mas na verdade não estava, como nunca estive, confiante na vitória. Precisamente porque o adversário era a França e, embora sendo um pormenor, até as bancadas do Allianz Arena são da mesma côr do Stade de France. Se há adversário que me daria enorme prazer ganhar, em jogos de selecções, eram os franceses. Pela sua natural chauvinice e arrogância complexada. Pelo facto de serem a selecção menos nacional de todas - até causa admiração o Drogba jogar pela Costa do Marfim ou o Essien pelo Gana. Porque nunca fui, ao contrário da maioria, grande admirador do Zidane e queria que ele terminasse a carreira contra Portugal.
Gostei de ouvir os assobios no estádio contra o Cristiano Ronaldo, vindo principalmente dos ingleses - estapafúrdia a forma como o criticam e pouco olham para agressão cobarde de Rooney - sinal da azia que sentem e da forma como ele lidou com essa pressão. Confesso que fiquei apreensivo por causa dos assobios, porque me fizeram lembrar a forma como ele (não) jogou na Luz pelo Man Utd contra o Benfica para a Liga dos Campeões e, principalmente, a forma como reagiu quando foi substituído.
A Itália devia ser proíbida de jogar à bola. Destesto a forma como os italianos encaram o futebol dentro das quatro linhas, é a antítese de como se devia ver e jogar futebol. Ver um jogo do campeonato italiano é um suplício enorme e, porque sou do Benfica, tenho um problema sério por resolver com esses bastardi. Estão-me entaladas as derrotas contra o Inter e Lázio, num passado recente e contra a Juventus e Parma, num passado mais longínquo. Para não falar da final perdida contra o ACMilan em Viena, há mais tempo ainda. Não me esqueço de nenhuma delas, pela forma como ocorreram e, ainda mais, porque em todos esses jogos fomos sempre superiores aos italianos.
Já tinha ficado com essa ideia, e agora depois deste jogo ainda mais: este tem sido o pior Mundial de sempre, com equipas que buscam apenas o resultado e esquecem-se que o futebol deve ser um jogo de ataque e golos. Com uma FIFA cada vez mais interessada no negócio que se gera à volta desta paixão, chegando a impedir a entrada nas bancadas de adeptos que se vestiam com roupa alusiva a uma qualquer empresa que não fosse patrocinadora do Mundial! E nomeando, numa lista para melhor football player, jogadores italianos e franceses que pouco ou nada fizeram neste Mundial para o merecerem. Isto são apenas dois exemplos diferentes mas flagrantes do futebol moderno.
No entanto, por mais moderno que possa ser, a maior virtude que o futebol tem é que dentro das quatro linhas não deixa de representar a aproximação mais perfeita em matéria de justiça (ou falta dela) do que devia ser a sociedade em que vivemos. É justo que o juiz marque uma falta, se ela existir mesmo. E é excelente que essa decisão seja tomada de imediato. As consequências dos actos têm logo efeito e este é o princípio básico deste jogo e que a FIFA jamais poderá mexer. Ao menos isso.
Para mim, há uma imagem que me marca e merece toda a atenção: no final do jogo vejo uma miúda a chorar, que não tinha mais do que seis anos, agarrada a uma camisola da selecção nacional. Tive inveja dela. Daqui por uns anos, vai perceber o que é o verdadeiro futebol moderno...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A frança jogou? Tão mas aquilo são só pretos que nem o hino nacional cantam! Só merda basicamente...

Abraço e comece lá o campeonato.

6:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

casas comigo?

11:06 da tarde  
Blogger GR1904 said...

É jáááá... a seguir!! ;)

11:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o já a seguir tb é valido po Sr Dr me dar um filho??

1:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Escreve numa cartolina "G. FAZ-ME UM FILHO", não sei se chegou a resultar com o liedson mas pode ser k resulte ctg!

3:59 da tarde  
Blogger GR1904 said...

Vocês devem estar todos a ressacar da bola. O que vale é que daqui por um mês já voltam ao normal!

3:57 da manhã  
Blogger Pulga said...

Uiii, já temos propostas?!
G. tens de aceitar ;) loool Não sabes se terás mais pedidos no futuro ;)

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DIA 22 VOLTA A LENDA! E MAIS NAO DIGO!

2:36 da tarde  
Blogger O Pilha Blogs said...

Já se sabe que a frança tinha que ganhar...
Só que os italianos não vão em tangas e Ganharam mesmo....!
É os italianos jogam de uma forma mesquinha, esquesita e enervante mas os resultados é o que se vê...!

9:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home