2006/05/30

A dupla nostalgia de Patience
O Rui é a mística viva. É a reencarnação do futebol paixão que lentamente nos tiram. É saber que ainda há quem corre por amor a um ideal, num meio mercantilizado. É relembrar os tempos em que um jogador se confundia com a camisola. É voltar a acreditar que esses tempos, embora idos, não se podem nunca perder de vista.
O Rui é um livro aberto que nunca se fechou. Os três anos completos que passou na equipa principal do Benfica, foram mais do que suficientes para se constituír um ídolo dos mais novos aos mais velhos. Os mais novos porque queriam ser como ele, a jogar de cabeça levantada, com elegância e a tratar a bola como se fosse a coisa mais importante do mundo. Os mais velhos porque era um ícone da casa e bem merecedor da camisola número 10 que passou por monstros sagrados do clube.
O Rui é os 6-3 em Alvalade, se bem que nesse jogo não tenha entrado a titular. É os 4-4 em Leverkusen, no mesmo ano, um jogo épico que ainda guardo em vhs. É a final da Taça de Portugal conquistada frente ao Boavista por 5-2, num dos melhores jogos que já vi em toda a minha vida. É a antiga Luz cheiinha de benfiquistas a cantar-lhe os parabéns num jogo contra o Parma que teria um final de eliminatória estupidamente imerecido.
O Rui é do tempo em que os jogadores se dirigiam ao 3º anel e faziam uma vénia quando entravam em campo. É do tempo em que grande parte das bancadas do antigo estádio ainda não tinham cadeiras. É do tempo das cento e vinte mil pessoas que faziam o Inferno da Luz. E depois partiu, foi-se embora. E com ele, grande parte dos sonhos em sermos campeões: ficámos onze anos sem conquistar um título e orfãos de um pensador de jogo que marca a diferença em qualquer equipa.
O Rui é o 3º anel a aplaudi-lo de pé quando chorou em pleno relvado depois de nos ter marcado um golo pela Fiorentina. Mesmo na única vez em que nos pregou uma rasteira, não nos foi traídor: fê-lo perante os seus adeptos de sempre no seu palco de sempre, escondendo a cara com as mãos para não o vermos chorar, enquanto os índios do 3º anel o aplaudíam de pé. Foi dos momentos mais marcantes da minha vida de adepto, verdadeiramente arrepiante.
O Rui, agora, voltou. Nunca deixou de estar entre nós por tudo o que significou enquanto lutou de águia ao peito. Mas, agora e de novo, podemos vê-lo no mesmo barco, com a sua camisola de sempre e com os seus adeptos de sempre. Durante todo este tempo, se há música que mais se adequa aos doze anos de ausência do Rui, é Patience. O mais engraçado é que na mesma semana em que o Rui nos deu esta alegria, os Guns N' Roses regressavam, também, a Portugal para um concerto muito esperado depois de, há catorze anos, terem actuado em Alvalade. Coincidências? Não creio. Há coisas que têm mesmo de ser assim...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Rui é dos poucos jogadores que reconheço ainda terem a Mística da antiga Luz.
É bom que ele tenha voltado a casa, mas não nos podemos esquecer que ele não vem para fazer milagres, contudo é sempre bom ver um dos filhos da casa voltar a vestir o numero 10 e por momentos poder recordar a antiga e Mítica Luz, principalmente aquele Topo Sul onde tantos anos andei...

Abraço do outro lado

7:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande texto. De facto , a vinda do Rui significa muito para todos nós. Significa que podemos continuar a acreditar em sonhos, acreditar num futebol belo e jogado dentro das 4 linhas.Esse jogo em Parma é difícil de esquecer, é um daqueles que toda a vida vamos dizer "se". Um abraço vermelho

8:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gun´s é fixe....
mas o Rui no SLB é bem melhor!!!
Para o ano lá estaremos a vr o nº 10 a distribuir...

Um abraço

Beco do Mariano Crew

11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem de propósito, há uma música dos Guns and Roses chamada 14 years, precisamente o tempo que demoraram até ao regresso!

5:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
coffee makers cell+phone+service+plans pow popup blocker Plaatjes over bloemen Home rentals michigan what is vicodin Internet+marketing+optimization+site+web vicodin+addiction Buying vicodin treatment vicodin descriptions Pharmacy vicodin percodan pictures generic vicodin vicodin withdrawal symptoms what is vicodin Levitra and logo Propecia treatment Purchase vicodin online

11:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home