2006/04/28

Uns e outros mas todos iguais
Não fomos campeões este ano e já nem sequer vamos a tempo de o ser. Mas guardo um especial aconchego na alma incrivelmente proporcionado por tripeiros e lagartos.
Por um lado, em plena alameda do Dragão, e em simultâneo com os adeptos, alguns jogadores do fêcêpê empoleiram-se ao ritmo do filhos da puta SLB - o cântico mais badalado dos últimos tempos. A preocupação deles por nós chega a atingir os limites da venerável inveja.
Por outro lado, em vésperas de eleições dos nossos vizinhos de Lisboa leio, num jornal diário, um familiar de um dos candidatos à presidência do clube diferente dizer que "na nossa família não houve nem há nenhum benfiquista". Como se a preocupação em ganhar as eleições dependesse directamente do simples facto de haver ou não benfiquistas na família.
A rivalidade é saudável no futebol, faz parte do sal e da pimenta desta paixão que, por ser isso mesmo, carrega alguns excessos mais ou menos desculpáveis. Principalmente quando o que está em causa são jogos entre os rivais de sempre. Mas aqui a conclusão a tirar é demasiado simples, porque na verdade o que as move são sentimentos demasiado básicos para se tornarem difíceis de se perceber: a paixão que têm pelos seus clubes mais parece medir-se não pelo fervor com que sentem as suas camisolas, mas pela garra com que antipatizam pelo Benfica. Claro que há excepções, mas parece que são mais tripeiros ou lagartos quanto mais anti-benfiquistas o demonstrarem. E tenho para mim que o facto do Benfica ter ganho o campeonato o ano passado, após 11 anos de jejum, levou-os a acirrar ainda mais essa tendência.
E isso não me entristece, deixa-me até orgulhoso. O que me entristece é que eles não conhecem o sabor de fazer uma festa só deles sem proclamarem o anti-benfiquismo primário de muitos da sua horda.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Coitadinhos dos verdes e dos azuis, sem nós não eram ninguem, e continuo a dizer que o Benfica é,
Odiado por muitos mas Amado por todos!

Abraço do outro lado

5:36 da tarde  
Blogger C. said...

E deixares de bater no ceguinho, não?

3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Catarina, tas mal mudas te!!o blog é dele ele escreve o que quer e bem lhe apetece.

5:25 da tarde  
Blogger GR1904 said...

Catarina, nunca o disse mas aproveito agora: és bem vinda a este blog. E até tens alguma razão, pois ultimamente não me tem dado para escrever muito e o que me tem saído é sobre o que tu já leste, ou seja, vários textos sobre o mesmo assunto. Foi mas forte que eu, mas tb te digo que de ti até espero sempre mais qualquer coisa argumentativa do que uma simples questão atirada ao ar, como a que acabaste de fazer. Porque o espaço é meu, escrevo sobre o que bem entender, mesmo que te pareçam as maiores barbaridades. E isto é válido para qualquer um que acompanhe este blog. Tirem o proveito que bem entenderem, mas façam-me um favor: com fundamentos.

9:24 da tarde  
Blogger C. said...

Eu só não disse mais nada, porque já te disse tudo o que penso sobre isto. Não acho que o blog beneficiasse com a repetição da minha argumentação, tal como não acho que ganhe grande coisa em falar-se constantemente do ódio dos rivais ao benfica. Mas não era suposto entenderem isto de uma forma tão agressiva, calma lol

11:11 da tarde  
Blogger GR1904 said...

Catarina, já que te preocupas com o facto do blog beneficiar ou não com os comments e se dizes que a repetição da tua opinião não ia acrescentar nada, achas que a pergunta que deixaste no comment anterior trouxe alguma mais valia ao blog? Eu acho que não acrescentou nada, embora o compreenda à luz da rivalidade que existe entre os clubes em causa. E foi precisamente à luz dessa rivalidade que escrevi o que escrevi. Não é a primeira vez que o faço, mas se acompanhas o blog, facilmente chegas à conclusão que o fiz em contextos diferentes para mostrar uma realidade inegável. E em 40 textos que tem o blog, ter 4 ou 5 sobre este tema não é "falar-se constantemente do ódio dos rivais ao Benfica". É de vez em quando. Sei que não concordas com a postura sistemática de recorrer a um certo cântico por parte dos teus. Ainda bem, pois para além de concordar ctg em relação a esse ponto, detesto qd os meus embarcam em qq tipo de cântico anti-rival qd o SLB não está a jogar contra ele.

11:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se somos assim tao indsignificantes pa ti, porque é k tas ao trabalho de comentar os nossos canticos?? Nd mostras a tua superioridade? É só contra o porto e o sporting k jogas? nao ha mais clakes e canticos pa comentar palém dos nossos? quem desdenha quer comprar

11:23 da tarde  
Blogger GR1904 said...

Acho que nunca disse que os rivais do SLB eram insignificantes. Até pq sem eles o Benfica não teria a grandeza que tem e isto tb é válido para fêcêpê e sportém. A questão que se levanta não é a da superioridade, pois cada adepto proclama-a sobre os seus rivais de sempre. A questão é apenas a da rivalidade e aí cada um adopta as atitudes que quiser em função da indisposição perante o rival. Agora, não é por acaso que o grande rival do sportém e fêcêpê não é um ou outro, mas sim o Benfica. Quanto à questão dos cânticos, quem fala cmg sobre claques sabe muito bem que eu sou de opinião que os grupos do sportém e do fêcêpê (pricipalmente estes), conseguem ter mais genica e motivam muito mais a curva do que os do Benfica. Até podia, sem problema nenhum de egocentrismo, falar nisto neste blog. Mas julgo que apenas falei directamente de claques neste espaço aquando do Protesto Ultra Nacional. De resto não passam de opiniões pessoais e desabafos, sempre com o Benfica como pano de fundo, como não podia deixar de ser.

10:28 da manhã  
Blogger C. said...

Eu acho bem falar-se de rivalidades, é saudável. Só deixei aquele comentário porque desde que o benfica arrumou de todas as frentes escreveste post sim, post não sobre essa questão. Mas caga, adiante.

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home