2010/12/08

O não-Benfica
Saio da Luz com um sentimento que a Sad, treinador e jogadores andam a brincar com este símbolo.
Mas o que mais me lixa é sentir nos adeptos que ser apurado para uma competição secundária porque um outro clube nos permitiu a proeza, é perfeitamente digno do historial do Benfica.
Isto, há uns tempos não muito longínquos dava direito a esperas e a barulho.
Chego a casa, leio as notícias do jogo. Tentava perceber se este sentimento de malvaria por parte de quem tem obrigação de fazer muito, mas muito melhor do que temos visto, é um problema meu ou nem por isso.
E chego à conclusão que a net tem uma grande desvantagem nestes momentos. O adepto está frustrado e vinga-se através dos blogs. Escreve para se acalmar. Mas só ouve quem o conhece e não quem devia. Agora, as esperas e o barulho são todos virtuais. Fazem-se sem se ouvir e sem se fazerem ver.
A militância segue por caminhos que não a tornam activa. O treinador e os jogadores, acabam por não a sentir. Nos momentos em que não se esforçam e se esquecem do símbolo que representam, eles também têm de sentir o que é o Benfica. Não é só nas alturas de festa. É, principalmente, nas alturas em que tenho a infelicidade de ouvir o treinador do Benfica dizer que "nunca quis saber do resultado do Happoel". Ou de lamentar o capitão Luisão dizer que "não podem acusar os jogadores de falta de agressividade ou de trabalho", após um jogo em que nada fizeram para evitar serem postos para fora das competições europeias.
E sim, eu também acabo por contribuir para este estado de coisas. Afinal, este blog acaba por ser um escape e a Sad agradece.