2005/06/19

Um cântico e um sonho
Nunca caminharás sozinho
A teu lado, sempre a cantar
O teu nome, trazemos na alma
Juntos, vamos te apoiar

Benfica, és a nossa fé
És a, nossa religião
Contigo, eu vou a todo o lado
És a nossa única e grande paixão

Um cântico é o expoente máximo de quem está na curva com as atenções centradas no apoio ao seu clube. Este é um dos que, bastas vezes, se ouve num cantinho do estádio da Luz. E, desde já o digo, é o meu favorito dos DV1982 e que acaba por emprestar o nome a este blog. Sou daqueles que acham que um cântico tem de ser simples e directo. Que tem de aproveitar ao máximo a música e o ritmo que proporciona. Há cânticos que ficam desaproveitados porque a letra não consegue potenciar as suas capacidades de apoio ao clube. Ou por serem demasiado complexas ou porque não se adequam ao seu ritmo, quebrando-o. No entanto, abro uma excepção para o cântico que transcrevi no início deste post. Tenho mesmo de me vergar à sua nobreza e sentido. A música, em si, é das minhas preferidas: dá vontade de nunca mais parar de cantar. A letra é sentida: apela à paixão pelo Benfica e facilmente entra no ouvido.

Baseada na música 'Go west' dos Pet Shop Boys, a primeira frase é inspirada no épico hino de Anfield Road, o 'you´ll never walk alone'. E a partir dela desenvolve-se um texto que transmite força, vontade de ganhar, sede de vencer. Mas, acima de tudo, um querer imenso e uma imensa raça de estar com o Benfica. Ver um dia este cântico ser entoado num estádio da Luz cheio, faz parte do meu imaginário. Mas sei bem que, estando nós em Portugal, isso não passaria de um sonho que dificilmente se realizará. A mentalidade do adepto português não permite um feito deste género e o mais perto do meu imaginário que posso constatar é ouvir o 'Glorioso SLB' vindo de milhares de gargantas. Menos mal. Mas estamos a falar de um cântico muito simples, sem espinhas. Na verdade, arrepio-me quando o oiço. E tenho pena que não se consiga fazer ouvir 'Nunca caminharás sozinho' pelo estádio todo. Os adeptos do clube de Merseyside não imaginam sequer a sorte que têm. A mim, apenas me resta imaginar toda a nossa Catedral iluminada por esse cântico. Quem já viveu o Inferno da Luz, pode muito bem sonhar com isso...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

BOM POST!
DV 1982

2:53 da manhã  
Blogger Jorge Ramiro said...

Eu gosto muito de poesia. E eu gosto de concursos de poesia. Eu participei de muitos concursos de poesia. Uma vez eu ganhei um concurso. Foi há muito tempo, eu não me lembro. Eu tenho um Pet Shop, mas a poesia é o meu hobby.

9:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home